Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
14/09: Especial Novena da Padroeira

14/09/2010

Chegamos ao nono dia da novena. Estamos nos preparando para celebrarmos Nossa Senhora da Soledade com muita alegria. Hoje com muita honra recebemos Padre Daniel de Oliveira, que é de Cruzeiro - SP, e os padres e candidatos ao Diaconado permanente da região Pasgoral IV de nossa Diocese. Foi um momento muito rico para a assembleia e toda a comunidade paroquial, pois o tema central do Evangelho de hoje é a Santa Cruz. O padre conta que, no caminho, vindo para São José dos Campos ele meditava que nossa comunidade deve ser madura na fé, pois temos como padroeira esta, que é grande exemplo de pessoa de fé, como já foi falado ao longo desta novena. Ele ainda nos alerta para o significado da cruz na época. Muitos chegam a dizer que era algo comum, mas na realidade não era tão corriqueiro assim, somente os piores malfeitores eram mortos desta forma tão desumana. Por este motivo, a cruz era tida como sinal de maldade, mas hoje, após a morte e ressurreição de Jesus ela passa a ser sinal de amor e salvação. Certamente já ouvimos dizer e já falamos também que o significado da cruz é a dor, o sofrimento, mas a verdade é que, mais do que isso ela representa o grande amor de Deus por nós. Jesus Cristo, ali, pregado naquela cruz e já sem forças não pensava em vingança, não estava indignado com tamanha crueldade, mas aceitou com amor e pediu a Deus que perdoasse aos que ali estavam gritando "Crucifica-o, crucifica-o", e mais, pediu o perdão para aqueles que o insultavam, e  aos que, de fato o mataram. Este é o mistério da Cruz, e precisamos mergulhar neste mistério a cada dia mais.

Este mistério é tão importante que, é o primeiro sinal que recebemos na fronte pelo Batismo. O mistério do Deus Uno e Trino que nos deixa marcados para o resto da vida. Com este pensamento, padre Daniel ora para que ninguém desta comunidade desamine. Fala ainda que, é fácil nos iludirmos com outras religiões e outros tipos de crenças, mas muitas vezes este pluralismo religioso nos desviam do caminho deste Cristo que morreu para nos salvar. Este Cristo que fez de tudo para anunciar seu mistério e formar seus apóstolos. Falando em apóstolos, ele fala também que não existem discípulos sem o mistério da Cruz, então, que este mistério seja cada vez mais forte em nossas vidas. Pois Cristo ofereceu a sua vida e passa a ser fonte de vida e salvação, assim o próprio Jesus nos fala "quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz e siga-me".

Hoje as pessoas vivem fazendo muitas coisas, mas não tem tempo para as coisas de Deus, não conseguem conciliar seu tempo com a vida pastoral na comunidade, ou seja, vivem mergulhadas em si mesmas. Não são capazes de morrer das coisas do mundo, e não são capazes de se despirem de si mesmas para conseguirem olhar o outro, ou para conseguirem de fato carregar a cruz. Não há cruz sem sofrimento, mesmo que esta cruz signifique amor, da mesma maneira que não há sucesso sem um mínimo de esforço.

O Evangelho, ao narrar Maria e o discípulo amado, não faz referência ao nome deste discípulo porque este somos nós mesmos, sou eu, é você. O discípulo simboliza a Igreja, a esposa fiel que sempre orante carrega o mistério da Cruz.

Maria foi fiel, e nos é fiel, intercedendo a Deus por nós, precisamos nós também seguirmos fiel a este caminho da Cruz, não um caminho doloroso, mas um caminho de amor, pois o amor é maior do que qualquer coisa, e, no momento que, nos doarmos, de fato, ao amor, estamos entendendo o mistério da Cruz e vivendo-o plenamente. Desta maneira, teremos encontrado a felicidade que tanto buscamos, e não nos importará mais a correria do dia-a-dia e todas as coisas que hoje nos impedem de seguirmos este mistério da Cruz.

Frase do dia: "A novena está sendo excepcional, estou fazendo pela conversão de minha família, e nós vemos as pessoas todas contentes, todas falam a mesma linguagem diante desta Novena muito bem preparada pelo nosso pároco que carinhosamente preparou tudo". (Frase de Regina Mancilha que é Ministra Extraordinária da Comunhão).

Organização PASCOM (Pastoral da Comunicação)

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia Nossa Senhora da Soledade. Todos os direitos reservados.