Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
27/09: Especial Novena de São Francisco

28/09/2010

Após termos passado a Festa de nossa Padroeira, Nossa Senhora da Soledade, estamos vivenciando um outro momento muito rico em nossa paróquia, a Novena de São Francisco de Assis. É um momento importante para refletirmos sobre este grande homem que foi capaz de abdicar a todos seus bens materiais por uma causa grandiosa. São Francisco deixou seu pai, sua mãe, e tudo para seguir Cristo. Devemos nos espelhar em São Francisco e sermos instrumentos da paz, para nos fazermos melhores cristãos, grandes vivenciadores dos valores deixados por Cristo.

Recebemos ontem, dia 27 de Setembro, a presença do Padre Paduam, que pôde nos explicar melhor sobre este grane homem. O tema era  "a voz da Palavra - a Revelação.

Padre Paduam começa contando que São Francisco é o santo mais popular no mundo, por isso ele é também sinal de Deus, pois, com sua vida, seus gestos nos mostram um pouco da face deste Deus. Diz ainda que a  santidade é fruto do Espiríto Santo.  Ouvir a Palavra de Deus é seguir suas pegadas. A Palavra de Deus é transformadora e atual, se as famílias lessem a Biblia, formariam a verdadeira Igreja domestica. Este é o sentido da Palavra, que Ela seja exemplo, que usemos ela para sermos melhores pessoas, que sejamos seguidores fiéis desta Palavra, pois Nela está contida a Palavra de Deus, ou seja, a revelação deste Deus a seu povo que somos nós. 
São Francisco fazia muito a lectius divína(leitura orante da Palavra).

Deus é revelação porque se revela a nós dizendo: "eu sou o que sou", isso nos di tudo, e diz que é feliz quem crer na revelação e tem Deus nas orações, mas, ser cristão não é algo muito fácil,  é preciso ter muita dedicação, assim como São Francisco teve. É preciso conversar com o Pai do ceú no silênco, esquecer tudo e conversar com Deus.

Os profetas sempre falam a verdade de Deus e revelam ao povo. Os evangelistas transmitiam essa fé. É preciso perseverança pois na oração os santos entravam em extase por que estar em oração é, de fato, deixar-se dominar por este Deus tão admirável.

São Francisco viveu pouco mas,  tanto fez para ajudar no Reino de Deus, tanto ajudou o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja, por isso hoe é este exemplo de santidade.

Aos 24 anos ele abdicou de tudo inclusive das vestes e desposou-se a pobreza e à castidade. Renunciou a si mesmo para pregar o Reino de Deus. Etregou sua vida aos irmãos. E para ele, os irmãos não eram apenas os seres humanos, mas todos os seres que Deus nos deu. O irmão Sol, a irmã Lua, os irmãos animais, e tudo... Ele entendia perfeitamente o mistério da criação. Entendia que, não somos maiores que as outras criaturas, tanto quanto nosso senhorio perante elas não é de dominação, mas, de grande responsabilidade, de ajudar, de cuidar. Por isso, enquanto cristãos precisamos também nos preocupar com o meio ambiente, com as caças impróprias, enfim, precisamos como São Francisco entender o verdadeiro dever em meio a criação.

Organização PASCOM (Pastoral da Comunicação)

Quer fazer parte da Pascom? Entre em contato com a Secretaria da Paróquia. 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia Nossa Senhora da Soledade. Todos os direitos reservados.