Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
29/09: Especial Novena de São Francisco

29/09/2010

Neste dia da novena de São Francisco recebemos a presença do Pe Celsinho que celebrou conosco este momentoo festivo em que por mais uma vez pudemos refletir sobre este homem que é exemplo de fé e amor. O tema de hoje foi: LITURGIA, berço da experiência da palavra de Deus.

Segue a homilia na íntegra:

Para se realizar um sonho é necessário um empenho recheado de lutas, é necessário se preparar para possíveis fracassos. Todos somos comuns por fora, mas os sábios trazem sonhos por dentro do coração. Na verdade os maiores tesouros sempre estão ocultos aos olhos. A palavra de Deus hoje se tornou um livro comum dentro de nossos lares, mas quando somos guiados pelo Espírito Santo conseguimos alcançar uma inteligencia cada vez mais profunda das Sagradas Escrituras. A missão da palavra de Deus é de nutrir o povo. Hoje cuidamos do corpo, nos preocupamos com a aparência, queremos encher nossa casa com bens de ultima geração, buscamos comer do bom e do melhor, mas somos desnutridos espiritualmente porque esquecemos de nos alimentar do essencial que é capaz de construir a nossa vida. A preocupação com a voz de Deus para este mundo é uma só: A SALVAÇÃO DO HOMEM!
No início da organização da igreja, os critãos se reuniam nas casas, nas perseguições usavam até catacumbas para reuniões, em certos lugares acontecia até de se montar uma estrutura de tunéis subterrâneos com pequenas salas para partilha das ações de Jesus e para jamais serem esquecidas as lições de nosso mestre! Nesses locais se realizavam pequenas liturgias, onde muitos sonhavam os ideais de Jesus Cristo.

Sabemos que com as crianças, quando nascem, tomamos o cuidado de colacalas no berço, para que tenhamos uma proteção a favor da criança! Mas a palavra berço também indica o momento e local onde algo se inicia. E é na liturgia onde nasceu as melhoers ações e os melhores fatos que marcaram o cristianismo. O maior exemplo: as provas da ressureição de Jesus sempre aconteceram dentro de celebrações liturgicas. Aparecendo aos doze; à Tomé; a mais de 500 irmãos de uma vez; aos dicípulos de Emaús, etc. Sempre nessas ocasiões os seus dicípulos celebravam. A palavra anunciada por Jesus e escutada pelos apósolos praticamente pede pra se tornar palavra celebrada através da liturgia para fomentar a experiência da comunhão, da caridade e da missão. Na liturgia, a começar dos primeiros cristãos, a igreja aprendeu a descobrir e acolher Deus. Não se trata de um livro escrito: na liturgia tata-se de uma proclamação, é um testemunho que o Espírito Santo faz do acontecimento Cristo.

 Hoje em dia há uma inverção de valores. Como temos pleno domínio das ciências e da técnica nós queremos analizar a palavra de Deus. Explicá-la a partir da nossa sabedoria. Mas acabamos nos deparando, frente a frente com uma pessoa: JESUS. Ele nos ensina que não é o homem que pode penetrar na palavra de Deus, mas é só esta que pode conquistar e converter, levando-o a descobrir as suas riquezas e os seus segredos, e abrindo-lhe horizontes de sentido, propostas de liberdade e de amadurecimento humano.

A liturgia nos ajuda a vivenciarmos melhor o mistério da paixão de Cristo, e com certeza ao vevencarmos este mistérios estamos cada vez mais próximos de todos os Santos que souberam amar a Cristo e viver  profundamente este mistérios. São Francisco como os outros compreendera o grande mistério que é Jesus e por isso devemos pedir que ele interceda sempre a Deus por nós, para que compreendamos também e vivamos melhor a Eucaristia.

Organização PASCOM (Pastoral da Comunicação)

Quer participar da PASCOM? Entre em contato na Secretaria da Paróquia.

 

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia Nossa Senhora da Soledade. Todos os direitos reservados.